TLP EM ALBACETE 2011-1

Artigo publicado na revista Sirius nº144 de Mar/Abr 2011
Texto: Paulo Mata
















 Tactical Leadership Programme - Albacete, Espanha

O Tactical Leadership Programme, (TLP) é uma organização formada sob um "Memorando de Entendimento" entre 10 Forças Aéreas da NATO (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Reino Unido, Itália, Holanda, Espanha, França, Grécia e EUA). Regulamente outras países participam também, incluindo Portugal, apesar de não pertencerem a este núcleo central. 
O TLP começou em 1978 como um seminário de duas semanas, que pretendia melhorar e desenvolver as tácticas usadas em operações aéreas multinacionais. Evoluiu em pouco tempo para um curso de quatro semanas, com a adição de uma fase de voo, onde a parte teórica podia ser colocada em prática e assim elevar os níveis de assimilação e integração dos conceitos ministrados.
A Organização evoluiu com os tempos, tanto na simulação dos possíveis teatros de operações e consequentes ajustes tácticos, como nas nações participantes, que incluem agora países do antigo Bloco de Leste, como a Polónia e a República Checa.
A sede do TLP já mudou também várias vezes de localização, depois de uma primeira década na Alemanha, passando os 20 anos seguintes na Bélgica. Durante esse período, todos os anos se realizaria rotativamente um dos cursos numa outra base de um país participante, tendo nesse âmbito Portugal acolhido o TLP em Monte Real em duas ocasiões (cursos 1996-5 e 2000-6). Por razões relacionadas com participação noutros cursos e exercícios paralelos, a Força Aérea Portuguesa não participa no TLP desde Dezembro de 2008.
Actualmente, e desde Julho de 2009 o TLP relocalizou-se em Albacete na Espanha, onde foram colhidas as presentes imagens, durante o curso 2011-1.Esta relocalização na base de Los Llanos, na província de Castela-La Mancha, permitiu ultrapassar as limitações meteorológicas, de espaço aéreo e horários de voo condicionantes nos países da Europa Central.




0 Debriefing:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons